Óculos de proteção, como escolher?


A segurança de um dos órgãos mais sensíveis do corpo, os olhos, é essencial e indispensável no ambiente ocupacional. A ausência do EPI adequado pode levar à cegueira permanente do trabalhador.

Segundo relatório realizado pela previdência social divulgado em 2016, 39,5% dos acidentes é causado pela entrada de corpo estranho na conjuntiva.

A obrigatoriedade dos óculos de segurança se dá em atividades que possam oferecer algum tipo de risco, seja ele químico, físico ou biológico. Para que a proteção adequada ocorra, deve-se atentar ao modelo adequado dos óculos para cada atividade.

QUAIS OS TOPOS DE OCULOS

- Riscos físicos: Com resistência mecânica para suportar impactos de partículas perfurantes e objetos que riscam, pode ter lentes incolor, cinzas e com proteção lateral.

- Riscos biológicos: Para atividades que propiciem contato com resíduos orgânicos e outros materiais contaminantes. Com lentes mais finas, geralmente utilizado na área da saúde, contra fluídos corporais.

- Riscos químicos: Com lentes anti-embaçantes e vedação para toda a região ocular. Controlar riscos no manuseio de químicos.

- Riscos radiação: Lentes escuras que protegem à exposição excessiva de luz. Radiação infravermelha e ultravioleta, emitida por maquinas de solda, maçaricos e metal fundido.

CORES DAS LENTES

- Incolor: para ambientes sem iluminação intensa, ideais para ambientes claros.

- Amarela: para locais de pouca luminosidade, pois o amarelo realça e facilita a visão.

- Cinza: para ambientes à céu aberto ou ambientes com muita luminosidade.

- Verde: proteção para infravermelho, soldas e etc.

- In/Out – espelhada: garante conforto para a diferença de luminosidade, para atividades em ambientes internas e fechadas.


A importância da proteção visual e a análise e adequação à atividade de cada trabalhador faz-se presente no dia-dia de todo profissional da segurança.

E então, qual óculos você utiliza? O modelo é adequado para seu conforto? Conta pra gente!

  • 92757b5c-097e-4535-8c51-c0bc49480902_edi
  • https://www.instagram.com/vidalprote
  • linkedin
  • Facebook - Black Circle

Jacareí

Rua Octávio Martins, 12 - Jd. Altos de Santana

(12) 3958-8001

Caraguatatuba

Rua Álvaro Theodoro da cruz, 19 - Jd Britania 

(12) 3888-4833

Horário de Funcionamento

Segundas - Sextas: 8:00 - 18:00

Sábados: 9:00 - 13:00